Consumidor

Qual o papel d@ consumid@r? - tempo de leitura 4 min 30 seg

O consumidor deve entender que a lógica de operação das Compras Coletivas Ecossolidárias não é a mesma de um supermercado. Abaixo estão os procedimentos para o consumidor participar das Compras Coletivas Ecossolidárias.

Quando feito o pedido o consumidor deverá pagá-lo até o prazo final do Ciclo de Pedidos. Após o pagamento o consumidor deverá nos comunicar e encaminhar o comprovante de depósito/transferência. Caso o consumidor faça seu pedido, porém não faz o pagamento até a data estipulada terá sua compra cancelada.
Uma boa prática de consumo é comunicar ao Núcleo Gestor (N.G.) quaisquer eventualidades!

Os produtos são retirados no dia da Partilha, em geral ocorre mais ou menos duas semanas após o encerramento do Ciclo de Pedidos. O dia, horário e local de retirada será sempre divulgado no portal cirandas.net e por e-mail quando abrirmos um novo ciclo de pedidos. O dia da Partilha é um dia especial, é um dia em que as pessoas podem se conhecer, trocar suas experiências, ideias... além de retirar seu pedido.


Quando a pessoa não puder comparecer no dia da Partilha e não conseguir outra forma de retirar seu pedido ela deverá avisar o Núcleo Gestor e combinar outro dia para a retirada de seu pedido. Caso isso aconteça será cobrado uma taxa de R$ 5,00. Salientamos que é muito importante que as pessoas façam a retirada no dia da Partilha.

Participação direta d@ consumid@r

·    Consumid@r responsável : respeita amorosamente o processo de realização de uma compra coletiva e adquire os produtos da CCE, colabora gentilmente com divulgação, convidando mais pessoas, facebook, com sugestões construtivas, ajudas parciais na partilha e contribuindo através do NECs (Núcleos de Entregas de Compras).

·    Colaborad@r: é o consumidor responsável que colabora com alguma atividade que o Núcleo Gestor necessita a cada ciclo de compras, por exemplo, ajuda integral nas partilhas, divulgação sistemática, elaboração de vídeos, fotos, ajuda em editais ou qualquer outro serviço necessário para expansão do projeto. Esse consumidor responsável não recebe remuneração porém no ciclo que participou como colaborador ganha desconto de 10% na sua compra.




   ·    Núcleo de Entrega de Compras (NECs)

Colabore com outr@s participantes da CCE que mora perto de você!

Outra forma das pessoas que não podem comparecer no dia da Partilha para retirar seu pedido é através dos NECs.

A ideia é @s  participantes colaborem gentilmente uns com @s outr@s de modo que uma pessoa pegue não somente a sua compra, mas também de outra(s) pessoa(s), que more perto, no dia da partilha e combinem entre si o novo dia, hora e local da retirada do pedido.

Para isso criamos planilhas no Goole Drive para organizar a comunicação entre os interessados. O link será disponibilizado quando abrirmos um novo Ciclo de pedidos

ATENÇÃO! IMPORTANTE - Caso você NÃO possa retirar seu pedido nesta data, ou através das nossas propostas de entrega  ou então não conseguir nenhum amigo/parente para retirar pra você, por gentileza nos avise com ANTECEDÊNCIA a reserva de seus produtos para que sejam retirados em outra data. Em caso de não aviso, e se a retirada não acontecer dentro de 1 semana, seus produtos serão DOADOS. A taxa de reserva é de R$5,00. - Ressaltamos que é muito importante a retirada das compras no dia da Partilha pois não temos espaço permanente para estocagem de produtos.

Imprevistos...

Nos processos da realização das Compras Coletivas alguns imprevistos também podem acontecer, como por exemplo, o fornecedor não nos entregar o produto devido à falta em seu estoque, avaria no produto pela transportadora ou na armazenagem. Nesses casos faremos a devolução em dinheiro devido às essas faltas. Outro imprevisto que pode acontecer é a encomenda de determinado fornecedor não chegar a tempo da Partilha. 

Nesse caso faremos uma segunda Partilha para entregar apenas os produtos desse fornecedor. Observamos que é muito importante que o consumidor retire seu pedido na data da primeira Partilha e deixe para a segunda Partilha apenas os produtos daquele fornecedor faltante.


Consumo responsável

Outro papel importante do consumid@r é fazer reflexões sobre o ato de consumo:

1.       Quais as consequências de meu consumo para minha saúde, da sociedade e do meio ambiente?
2.    O consumo desse produto favorece o desenvolvimento do pequeno produtor, do artesão ou de uma grande empresa?
3.    O consumo desse produto, em última análise, contribui para exploração do trabalhador?
4.    Quais os impactos negativos para o meio ambiente que o produtor causa ao produzir esse produto? É possível adquirir o mesmo produto de outro fornecedor que cause um menor impacto ambiental?
5.    Onde compro esse produto fortalece os pequenos empreendimentos locais ou as grandes corporações?
       6.    O que fazer com os resíduos gerados de meu consumo? Os resíduos podem ser reciclados, reaproveitados, são biodegradáveis...?


Colabore conosco deixando suas sugestões, comentários e perguntas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário